Estúdio Vida Pilates
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Método

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O Pilates é uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de reestabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

O método visa a qualidade de vida, a consciência corporal e a integração do corpo e da mente.

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Os 6 princípios do Pilates

A atenção é voltada para o corpo e para cada região que está sendo trabalhada no momento do exercício. Há desenvolvimento dos movimentos, promovendo maior compreensão a respeito do próprio corpo e resultando no aumento da consciência corporal.
“É estar presente concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.” (Joseph Pilates)
O Pilates foi inicialmente chamado de Contrologia, pois desenvolve um padrão suave e harmônico durante os exercícios, aprimorando a coordenação motora e o equilíbrio de forças nas articulações.

“A Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito”. (Joseph  Pilates)
É importante para a qualidade do movimento, sobretudo o realinhamento postural do corpo. Consiste no refinamento do controle e do equilíbrio muscular durante os movimentos. Para Joseph Pilates, os exercícios deveriam ser executados com o máximo de precisão, esmero e equilíbrio, a fim de evitar exageros ou gastos de energia desnecessários.

É o ponto-chave e foco do método Pilates para o controle corporal. O Power House (centro de força) é formado pelas quatro camadas abdominais: o reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso do abdome e eretores profundos da espinha, extensores, flexores do quadril juntamente com os músculos que compõem o assoalho pélvico. O centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. O fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico ideal.
Nos exercícios de Pilates, busca-se coordenar a respiração com o movimento.
A respiração adequada favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória (ombros e pescoço).
Os movimentos além de precisos devem ser fluidos, de modo a trabalhar a contração concêntrica e excêntrica dos músculos envolvidos, gerando equilíbrio muscular ao redor das articulações exercitadas.
Não existem movimentos estáticos ou isolados
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