Olá comilões!
Essa semana estive fazendo experiências com várias oleaginosas, e lendo sobre elas
Descobri e relembrei várias receitas, e a vontade de compartilhá-las veio junto… e onde melhor do que aqui para fazer isso?!
O ingrediente da vez será a castanha-do-pará, conhecida no exterior por brazil nut.
A castanha-do-pará é uma oleaginosa muito rica em selênio e vitamina E, que são importantes antioxidantes, os quais combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças como Alzheimer e Tireoidites. Mas devemos ter muito cuidado com o Selênio, pois ele consumido em excesso, não vai potencializar o seu efeito, mas sim, produzir toxinas.
O consumo de 2 unidades diárias de castanhas (dose recomendada) eleva o índice de selênio no sangue mais de 50%. São ricas em gorduras poli e monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.
A castanha-do-pará traz também uma generosa quantidade de fibras, essenciais para o funcionamento do intestino, de magnésio, que auxilia na geração de energia para o corpo, de zinco e vitamina B1, que reforça a imunidade do nosso organismo.
Não à toa nossa castanha-do-pará é famosa no mundo todo, por seu sabor delicioso e também pelos seus altos benefícios nutricionais.
A seguir uma receita para uma homenagem essa delicia do norte.
Torta de castanha-do-pará
(receita é do nosso prestigiado chef Alex Atala)
INGREDIENTES
6 ovos
450 g de açúcar
250 g de castanha-do-pará raladas
3 colheres de sopa de farinha de rosca
10g de curry
MODO DE PREPARO
1. Bater o açúcar e as gemas até ficarem esbranquiçadas. Reserve.
2. Bater separadamente, as claras em neve. Reserve.
3. Incorpore a castanha a mistura de gemas e açúcar, adicione as claras em neve e por ultimo a farinha de rosca. Em uma forma de silicone, asse em forno a 170 graus por 13min.
4. Deixe esfriar e desenforme. Com uma peneira polvilhe Cury por cima
5. Sirva com sorvete cítrico e bom apetite.
Rende 15 porções pequenas.
Nenhum comentário