Estúdio Vida Pilates
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Pilates trabalha corpo e mente

Pilates melhora a qualidade de vida e alivia a ansiedade e o estresse
imagem exercício pilates Reformer

Pilates trabalha corpo e mente

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A proposta de Joseph Pilates ao criar o método Pilates foi de trabalhar mente e corpo e, através disso, proporcionar melhora na qualidade de vida das pessoas.

É por esse motivo que o Estúdio Vida Pilates existe: por acreditar nesse sonho de Joseph Pilates de modificar vidas para melhor, através do movimento em conjunto com a atenção da mente.

Muitos praticantes de Pilates- pilateiros- descobrem isso já nas primeiras aulas; alguns, no entanto, dependendo da experiência e da vivência com prática de exercícios físicos, podem levar mais tempo.

Contudo, o método Pilates é muito democrático e respeita as diferenças.

Tanto pode uma criança ou adolescente praticar os exercícios de Pilates, como também podem pilatear pessoas das mais variadas idades, como idosos, por exemplo. Também podem praticar Pilates pessoas das mais variadas condições físicas: desde quem busca exercícios para reforço muscular, como quem busca para reabilitação, correção postural, diminuir dores.

Além disso, atualmente, existe um benefício do método que vem sendo buscado- a concentração- e justamente por uma gama de pessoas- que sofrem com distúrbios de ansiedade e estresse- que é bastante favorecida pela prática de Pilates.

Como Pilates pode auxiliar no tratamento da ansiedade e no alívio do estresse?

A concentração durante as aulas/ sessões de Pilates são necessárias para uma boa prática do método e para que seus benefícios se concretizem no corpo- estamos falando de reforço muscular, alinhamento postural, equilíbrio nas articulações, diminuição da tensão muscular global etc- e na mente- melhorando a sensação de agitação. diminuindo o estado de alerta constante, relaxando e aquietando a mente.

É importante dizer que os benefícios alcançados com a respiração influenciam bastante no trabalho do corpo e da mente: no corpo, a musculatura recebe circulação sanguínea e oxigenação adequada, o que favorece e muito o trabalho muscular; na mente, o cérebro recebe informação de que seu corpo está mais relaxado e que pode diminuir o estado de alerta.

Atualmente, o termo mindfulness ou atenção plena, tem estado mais presente no cotidiano das pessoas, justamente pela demanda e oferta massiva de informação, principalmente na área profissional das pessoas, que dificilmente está separada da “pessoa”.

A atenção plena caracteriza-se por um estado mental autorregulado para o momento presente e o treinamento e o aprendizado dessa atenção se faz através de técnicas de respiração, de meditação ou de exercícios como os exercícios de Pilates, que trabalham o fortalecimento do corpo juntamente com respiração e a concentração no exercício.

 

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Entre em contato por email: vidapilates@gmail.com

 

LAUREN DE SOUZA OLIVEIRA

Fisioterapeuta

Especialista em Cinesiologia/Ciência do Movimento Humano – UFRGS

Mestre em Fisiologia- UFRGS

 

 

 

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