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Pilates no controle da ansiedade

Saiba como diminuir a ansiedade praticando Pilates
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Pilates no controle da ansiedade

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A sociedade atual vive numa rotina intensa, com muitas tarefas, exigências, compromissos diversos e, além disso, em razão da crescente busca pelo corpo perfeito, atender a tanta demanda, encontrar tempo para praticar exercícios, manter uma alimentação saudável (são restrições e receitas mil!) tem acarretado uma dose maior de tensão ao cotidiano.

Muitas vezes, esquece-se de respirar!

Até parece sem sentido escrever sobre essa função tão básica do corpo humano, a respiração.

Respirar serve para manter a adequada oxigenação dos tecidos, dentre eles cérebro, pele, músculos, vísceras, etc. mas para que a oxigenação seja adequada, também a respiração deve ser realizada adequadamente, e é aí que começa uma verdadeira epopeia.

Sim, epopeia mesmo.

Porque é incrível como as pessoas tem tido dificuldade em respirar com qualidade e apresentando padrões alterados na respiração, passam a ter padrões alterados na postura e… adivinhem… padrões de postura alterados geram compensações, desconfortos, dores e/ou lesões e dores.

Você pode estar se perguntando como isso ocorre: ‘como pode a respiração alterar a postura corporal?’

Simples. Músculos respiratórios tem origem e/ou estão inseridos em vértebras torácicas, em costelas, possuem relação com músculos que se inserem na coluna cervical, com a coluna lombar, etc.

Desse modo, direta ou indiretamente, a respiração vai interferindo no modo como os músculos de todo o corpo funcionam.

O Pilates, por ser um método que emprega a combinação da respiração aos exercícios, trabalha de forma tão benéfica essa relação da respiração com a postura, que por diversas vezes, proporciona alívio de dores já nos primeiros exercícios da aula de Pilates.

Os exercícios de Pilates trabalham a respiração como um princípio, fazendo parte da rotina de quem pratica Pilates e, então, mesmo sem perceber- e seria ótimo que todos percebessem-, os praticantes de Pilates, os pilateiros, passam a ter um padrão de respiração de qualidade e tornam-se mais relaxados- portanto, menos ansiosos-, diminuem tensões musculares relacionadas a padrões de respiração curta e acelerada, típicos de quem carrega a ansiedade consigo.

Inúmeras vezes, ao iniciar a aula de Pilates, alunos percebem dificuldade em concentrarem-se e de acalmar a respiração e no término, quando perguntados sobre essa questão ou, quase sempre, esses mesmos percebem que estão mais leves, menos tensos e com uma clareza de raciocínio maior que no início da sessão.

Os benefícios de praticar Pilates são incontáveis!

Justamente porque ao trabalhar o corpo e a mente em conjunto, os praticantes de Pilates vão tornando-se mais conscientes a respeito do corpo e da mente e com isso vão fazendo melhores escolhas, vão tornando-se mais autoconfiantes, fazendo escolhas mais acertadas em várias áreas da vida.

Parece mágica mas é Pilates! ;)

 

 

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LAUREN DE SOUZA OLIVEIRA

Fisioterapeuta

Especialista em Cinesiologia/ Ciências do Movimento Humano- UFRGS

Mestre em Fisiologia- UFRGS

 

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