Estúdio Vida Pilates
Questões, sugestões, elogios e reclamações? Fale Conosco:

Você sabia que é possível tratar o joanete?

Trate seu joanete fazendo fisioterapia e Pilates
joanete-grande

Você sabia que é possível tratar o joanete?

0 Flares 0 Flares ×

O hálux valgo é uma alteração que ocorre no primeiro e maior dedo do pé, o hálux, provocando um desvio nesse osso e uma saliência na articulação do primeiro dedo com o primeiro metatarso.

Essa alteração óssea causa, progressivamente, uma adaptação nos ossos e estruturas circunjacentes (bursas, tendões, fáscias e ligamentos), levando a um desvio cada vez maior e, consequentemente, a um processo inflamatório nessa região.

Depois de inflamada a região no entorno do dedão- como é vulgarmente chamado o hálux- , o inchaço passa a pressionar as estruturas. Dentre estas, as terminações livres e bursas.

A partir daí, não só a alteração óssea incomoda mas também a(s) bursite (s) e toda a inflamação decorrente dessa alteração na disposição óssea do pé.

Dificilmente as pessoas buscam tratamento enquanto as modificações no pé estão acontecendo de forma indolor; na grande maioria das vezes, a busca pelo tratamento acontece quando a região está bastante inflamada e dolorida, limitando o uso de calçados e afetando as atividades de vida diária (AVDs).

halux valgus medpark

Imagens: drsergiocosta.com.br

 

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento do hálux valgo (joanete)?

A fisioterapia pode ajudar a diminuir a dor e posteriormente facilitar na recuperação da harmonia do pé, tanto das forças musculares quanto da estética, reorganizando os ossos.

É possível identificar padrões que causam o joanete e prevenir também. Nesses casos, é trabalhado o reforço muscular em músculos específicos, de forma a contrabalançar o equilíbrio das forças musculares no pé.

Assim como, o reforço de músculos que estão “permitindo o deslizamento do hálux” e o alongamento de músculos já estressados pelo excesso de tensão gerado por essa condição é importante para restabelecer a saúde na relação entre os ossos do pé e, em casos mais graves, na articulação do tornozelo e joelho.

 

O Pilates pode ajudar a curar o joanete?

O método Pilates contribui para o tratamento do joanete, uma vez que auxilia no reforço global, no controle postural, no ajuste das forças musculares ao longo do corpo.

Além disso, o reforço e o equilíbrio desenvolvidos no método Pilates, diminuem as compensações e a transferência excessiva de peso corporal para a região dos pés, contribuindo para o tratamento fisioterapeutico e, por conseguinte, facilitando a reabilitação.

 

Se você ficou interessado, agende sua avaliação fisioterapeutica ou sessão de Pilates.

 

AGENDE JÁ O SEU HORÁRIO:

3333 7780

98134 4040

 

 

 

LAUREN DE SOUZA OLIVEIRA

Fisioterapeuta

Especialista em Cinesiologia- Ciências do Movimento Humano- UFGRS

Mestre em Fisiologia- UFRGS

ABOUT AUTHOR

Nenhum comentário

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×