Estúdio Vida Pilates
Questões, sugestões, elogios e reclamações? Fale Conosco:

Pilates na saúde da mulher e na incontinência urinária

Pilates fortalece assoalho pélvico e previne incontinência urinária
pilates mulher

Pilates na saúde da mulher e na incontinência urinária

0 Flares 0 Flares ×

É bem verdade que uma porção de mulheres gosta de praticar pilates.

No entanto…

Não é verdade que seja um método para mulheres, uma vez que cresce constante e progressivamente o número de homens que aderem à prática do método Pilates, seja por indicação médica ou por ver que a parceira ou amigo está muito bem pilateando.

Agora, quando o assunto é incontinência urinária, o que observa-se é que o número de mulheres que buscam pilates para tratar a incontinência urinária (e que isso tenha impacto sobre a estética!- já vamos falar sobre isso…) é bem maior do que o número de homens. Justamente porque a incontinência urinária afeta mais mulheres do que homens.

Buscando algum tema para escrever na postagem de hoje, me deparei com uma breve matéria da Revista Boa Forma- Abril, na qual é abordado o tema da incontinência urinária em atletas, chamando atenção para a incidência de 40% dessa alteração na continência da urina em atletas do gênero feminino, segundo o Journal of Human Kinetics.

Aí se apresentou, bem à minha frente, não só um tabu, mas também um outro tabu a ser batido. Não são apenas as senhorinhas que possuem incontinência urinária. Também mulheres jovens podem sofrer com perda de urina.

Seguem abaixo, segundo estudo de revisão de Higa, Lopes & Reis (2008), os principais fatores de risco associados à incontinência urinária na mulher:

-trauma do assoalho pélvico;

-idade;

-fatores hereditários;

-raça;

-menopausa;

-obesidade;

-doenças crônicas;

-constipação;

-tabagismo;

-exercícios intensos na região abdominal;

-consumo de cafeína.

 

Muitas vezes após avaliação médica, a mulher é direcionada para a prática de Pilates para reforço da musculatura de assoalho pélvico, mas muitas outras vezes a mulher incontinente fica chateada com a situação, desconhece que tem tratamento e faz julgamentos pesados a respeito de si mesma e começa a isolar-se do convívio social.

 

Vamos falar por que Pilates é importante para a saúde da mulher e para a prevenção e tratamento da incontinência urinária.

Aqui no Estúdio Vida Pilates temos uma equipe qualificada e pronta para te ajudar!

 

 

AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL:

3333 7780

98134 4040

 

LAUREN DE SOUZA OLIVEIRA

Fisioterapeuta

Especialista em Cinesiologia-UFRGS

Mestre em Fisiologia-UFRGS

 

 

ABOUT AUTHOR

Nenhum comentário

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×