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Pilates para dor no joelho

Dê adeus à dor no joelho com Pilates
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Pilates para dor no joelho

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O joelho é uma articulação composta por fêmur, tíbia, fíbula e patela, que em conjunto com os ligamentos cruzados anterior e posterior, colaterais medial e lateral e meniscos, proporcionam estabilidade a esta articulação, cuja qual auxilia no equilíbrio corporal global.

No entanto, as dores no joelho mais comuns podem surgir tanto pelo desequilíbrio e desgaste originado por esse como por lesões por trauma(s).

Para as dores oriundas por desgaste e desequilíbrio muscular e, portanto, desequilíbrio articular, os exercícios de reforço, aumento da flexibilidade e de estabilidade são ideais para diminuir o desconforto pelo impacto gerado pela instabilidade e também, progressivamente, diminuir a dor existente na articulação. Salvo casos específicos de desgaste severo em que a dor persiste mesmo que músculos estejam fortes e protegendo a articulação.

Exercícios de Pilates são exatamente o que uma articulação em desequilíbrio precisa.

 

Por que Pilates faz tão bem assim?

 

Porque…

-os exercícios de Pilates trabalham reforço muscular nos músculos que envolvem a articulação;

-desenvolvem uma melhora na coordenação motora, reduzindo os desequilíbrios ao executar os movimentos nessa articulação;

-aumentam a consciência corporal;

-estabilizam/proporcionam sensação de firmeza na articulação;

-“freiam” o processo de inibição muscular que se dá no quadríceps em resposta à dor no joelho.

 

Seguem alguns exercícios clássicos de Pilates utilizados para reforço muscular e tratamento para joelho.

 

 

Lembrando que cada caso deve ser tratado de forma personalizada, respeitando as peculiaridades de cada indivíduo.

Existem casos que evoluem de forma rápida e logo apresentam diminuição da dor; por outro lado, existem casos que necessitam de preparação de fundamentos, como é o caso da coordenação motora, por exemplo.

Se duas pessoas chegam ao Estúdio Vida Pilates ou qualquer estúdio de Pilates, há que existir uma atenção especial a alguns detalhes, mas um deles é crucial no desenvolvimento do trabalho de reforço e estabilização da articulação afetada: o histórico de prática de exercício regular.

Quando uma delas tem histórico de prática de exercício regular e a outra é sedentária, a primeira vai iniciar o tratamento mais bem preparada do ponto de vista de coordenação motora e logo vai conquistar maior estabilidade na articulação, enquanto que a segunda, vai precisar de mais tempo para desenvolver a coordenação motora e, então, ganhar estabilidade articular no joelho.

 

Pratique Pilates.

Sinta. Veja. Desfile a diferença no seu corpo e na sua mente.

 

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LAUREN DE SOUZA OLIVEIRA

Fisioterapeuta

Especialista em Cinesiologia/ Ciências do Movimento Humano- UFRGS

Mestre em Fisiologia-UFRGS

 

Instrutores de Pilates…

 

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Informações:

vidapilates@gmail.com

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