Estúdio Vida Pilates
Questões, sugestões, elogios e reclamações? Fale Conosco:

Pilates melhora a cifose torácica

Pilates realinha a postura e trata a hipercifose torácica
pilates adesivo

Pilates melhora a cifose torácica

0 Flares 0 Flares ×

Esse post surgiu a partir de uma conversa com um aluno, cujo qual teve uma melhora expressiva na sua postura, justamente na região torácica, atenuando sua cifose torácica e as alterações decorrentes dessa.

Dentre as alterações e vícios posturais que mais vemos nos estúdios de Pilates atualmente, a cifose é das mais comuns, pelo modo como as pessoas tem se posicionado para visualizar seus smatphones e computadores, especialmente.

Se você parar para observar (talvez se auto-observar), vai notar um grande número de pessoas que faz uma projeção do tronco para trás e uma projeção da cabeça para a frente quando está em frente à tela de um notebook ou de celular (formando uma cifose torácica aumentada (hipercifose) e um grande aumento da pressão nos discos vertebrais da região cervical), mas mais especificamente com relação ao uso do celular, como é frequente, na maioria dos casos, a exposição à essa postura que mencionei.

Então você pode pensar “mas que mal há nisso”?

O que acontece é que ao adotar essa postura, a hipercifose leva a uma diminuuição do tônus dos músculos eretores da coluna e de musculatura postural envolvida na manutenção de uma postura ereta (e, portanto, saudável). Além disso, há um encurtamento nos músculos ao redor da cintura escapular e uma tendência a protrair os ombros, causando um relaxamento dos músculos rombóides, um alongamento dos músculos trapézios superiores, mas que combinado à projeção da cabeça a frente, leva a um estresse dessa musculatura, gerando contraturas crônicas e muitas vezes há formação de nódulos e trigger points.

Ainda existem as adaptações e compensações ao longo da coluna, em resposta à hipercifose, que vão desde uma retificação na região lombar (super comum nesses casos!) e a diminuição da mobilidade e aderência de fáscia muscular ao longo da coluna vertebral.

 

Como o Pilates pode resolver?

Pilates pode auxiliar na reorganização da postura do indivíduo que possui hipercifose e suas alterações, começando pela conscientização de alguns pontos principais, como reforço do Power House (região abdominal profunda e músculos posturais), e a partir daí construir um plano de tratamento personalizado.

Os exercícios de Pilates são libertadores: a cada aula/ sessão, a tensão ao redor da região torácica e ombros e cervical vai diminuindo e os movimentos tornam-se mais fluidos, organizados e agradáveis.

De modo geral, o fortalecimento da região do Power House já auxilia numa questão que é complicada para quem ostenta a hipercifose, a manutenção da postura ereta por mais do que poucos segundos. Essa transformação relativamente simples, leva a um aumento do bem-estar geral, já que manter uma postura saudável diminui dores e desconfortos. Então, a pessoa começa a sentir-se mais disposta, mais flexível e passa a ter maior ânimo na prática dos exercícios e esses passam a ser mais confortáveis do que nas primeiras aulas/sessões.

Outros benefícios:

-melhora da amplitude de movimento dos ombros e da cervical;

-diminuição da tensão ao redor da cintura escapular;

-aumento da flexibilidade na região torácica;

-melhora da circulação cerebral a partir do relaxamento dos músculos cervicais;

-ganho da consciência corporal;

-melhora da postura;

-melhora da autoestima e estética corporal.

 

Modificar uma postura depende de prática regular, com certeza, mas orientado por um profissional qualificado, com exercícios interessantes, desafiadores e que proporcionam melhora do bem-estar físico e mental, fica bem mais fácil!

Algumas vezes é necessário o auxílio de osteopatia, terapia medicamentosa ou tratamentos complementares como massagens, acupuntura, shiatsu, etc.

Cada caso se comporta de forma peculiar e isso deve ser respeitado e cuidadosamente acompanhado.

Se você sofre o desconforto causado pela hipercifose e/ou com dores cervicais, venha para o Estúdio Vida Pilates.

 

Será um prazer, te ajudar a conquistar qualidade de vida e te proporcionar bem-estar!

 

AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL CORTESIA:

3333 7780

9.8134 4040 (Whatsapp)

 

 

Se você tem dúvidas, entre em contato conosco e será um prazer esclarecê-las!

 

LAUREN DE SOUZA OLIVEIRA

Fisioterapeuta

Especialista em Cinesiologia/Ciências do Movimento Humano-UFRGS

Mestre em Fisiologia-UFRGS

ABOUT AUTHOR

Nenhum comentário

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×