Estúdio Vida Pilates
Questões, sugestões, elogios e reclamações? Fale Conosco:

Como o Pilates pode eliminar tensões musculares no inverno

Pilates combate tensões típicas do inverno
20170531_155722

Como o Pilates pode eliminar tensões musculares no inverno

0 Flares 0 Flares ×

Qualquer material tende a se retrair em baixas temperaturas… nossos músuculos não seriam diferentes, não é mesmo?!

Como era de se imaginar, quando o inverno surge, a temperatura cai e os relatos de maior tensão muscular aumentam consideravelmente.
Pensando nesse tema, a postagem de hoje é justamente sobre a relação do frio com as contraturas musculares e como o Pilates pode te auxiliar no relaxamento das tensões e tem também a pretensão de mostrar o lado lúdico do ganho de equilíbrio dentro do universo do Pilates.

Os músculos precisam contrair mas também relaxar para desempenhar bem o seu papel de fornecer equilíbrio para as articulações.

No entanto, no inverno, há uma predisposição, em razão do clima e da temperatura, de os músculos apresentarem encurtadas as suas unidades contráteis, os sarcômeros, tornando o músculo mais tenso e mais suscetível a apresentar contraturas.

O método Pilates é ótimo e reconhecidamente conhecido pelos benefícios de centralização, ajustando e redistribuindo as forças nos músculos ao longo do corpo a partir da força centralizada no Power House (termo usado por Joseph Pilates para denominar a região central do corpo), mas além disso, exercícios de equilíbrio são também usados no método e tem uma contribuição incrível para redistribuir a força e permitir que músculos que estejam com excesso de tensão relaxem.

Abaixo, seguem alguns exercícios utilizados no Estúdio Vida Pilates, nos quais utiliza-se a região do core/Power House para equilibrar o corpo, realinhando posturas e trabalhando a consciência corporal.

 

IMG_20170606_184305_043IMG_20170602_203621_144

O Pilates trabalha a consciência corporal e através dela faz-se o indivíduo autoconhecer-se, aprender a relaxar os músculos demasiadamente tensos. Faz parte estar presente, concentrado e a partir disso, busca-se o bem-estar, a conexão do corpo com a mente, fechando com “chave-de-ouro” o lindo trabalho de autoconhecimento e o reflexo disso é chegar ao objetivo de relaxar/ desmanchar contraturas musculares.

Em qualquer tempo, clima, temperatura. Porém, no inverno, por existir mais tensão nos músculos, torna mais relevante a prática de exercícios que auxiliam nessa construção de realinhamento e relaxamento de grupos musculares afetados por contraturas.

Quem nunca teve uma contratura no inverno e pensou o quão bom seria se livrar dela logo?

Muitas vezes apenas com uma aula de Pilates é possível relaxar contraturas de longa data.

 

AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL:
3333 7780
9.8134 4040

 

Experimente e surpreenda-se.

 

 

LAUREN DE SOUZA OLIVEIRA

Fisioterapeuta

Especialista em Cinesiologia/ Ciências do Movimento Humano- UFRGS

Mestre em Ciências Biológicas: Fisiologia-UFRGS

 

 

Se você pensa em fazer curso de Pilates de qualidade…

 

Informações:

vidapilates@gmail.com

ABOUT AUTHOR

Nenhum comentário

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×