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Pilates nas dores de ombro

Como aliviar a dor com os exercícios de Pilates
ombro

Pilates nas dores de ombro

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Se você tem dor de ombro ou em ambos os ombros, deve se perguntar se é possível eliminar a dor (talvez várias vezes ao dia).

Claro que os mecanismos de formação de lesão são muitos e as dores de ombro são/ podem ser em muitos locais, tais como cartilagem, ligamentos, tendões, etc.

No entanto, via de regra, os exercícios voltados para a prevenção, reabilitação, tratamento pré e/ou pós operatório compreendem reforço muscular ao redor da articulação do ombro e escápulas.

Uma vez que os músculos que envolvem o ombro e a escápula estejam enfraquecidos (ou com baixo tônus muscular), a articulação do ombro e deste com a escápula, começam a apresentar uma discinesia, um desequilíbrio nas forças musculares e levam a microlesões, que, pela repetição do atrito e irritação dos tecidos moles, originam uma lesão da qual se refere a dor.

Existem muitos sinais que indicam que a pessoa/paciente/aluno/cliente esteja com um desequilíbrio na articulação, mas frequentemente encontramos os trapézios superiores hiperreativos, ou seja, esses músculos apresentam-se já bastante tensos e ao menor estímulo, entram para participar das funções da articulação do ombro.

Além disso, o que contribui bastante para o surgimento das lesões de ombro é o enfraquecimento dos músculos depressores da escápula, em especial o trapézio inferior e o grande dorsal.

Assim, o Pilates pode auxiliar e muito, de maneira lúdica, envolvente o processo de despertar a consciência corporal do indivíduo a respeito dos seus movimentos de ombro, reeducando a forma de movimentar-se e isso pode parecer absolutamente complexo, mas na prática a pessoa vai sentindo alívio na articulação acometida e isso traz motivação. Sem falar na saúde da coluna cervical, que agradece! por melhorar a relação também dos movimentos entre as vértebras.

O Pilates é a melhor escolha para o tratamento das dores do ombro, especialmente porque é um método de exercícios em que respeita-se a individualidade e objetivos de cada indivíduo.

Pensando nisso, aqui no Estúdio Vida Pilates faz-se uma avaliação na qual colhem-se os dados posturais e que representam relevância para o tratamento e evolução.

Seguem alguns movimentos básicos utilizados para reorganizar os movimentos quando há dor por contratura, excesso de tensão na região ao redor dos ombros e fortalecer os músculos ao redor do ombro.

Exercícios de mobilização da coluna vertebral e relaxamento dos músculos ao redor da escápula.

Serie de exercícios para reforço de músculos estabilizadores da escápula.

 

Vale lembrar que esses são exercícios iniciais, feitos dentro da amplitude que o aluno considera confortável e progressivamente passamos a introduzir exercícios de maior complexidade, exigindo mais força e controle por parte do aluno.

 

LAUREN OLIVEIRA

FISIOTERAPEUTA

ESPECIALISTA EM CINESIOLOGIA/CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO-UFRGS

MESTRE EM FISIOLOGIA-UFRGS

 

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