Olá, pessoal!
Pilates é método bastante conhecido pelo seu potencial de tonificar, corrigir posturas e fortalecer o abdômen.
Claro que também é lembrado como uma forma de reabilitar eficiente…
Mas o que quero ressaltar aqui hoje são duas características importantes e pouco lembradas pelo público geral e, inclusive, instrutores do método desinformados e/ou desatentos.
O método Pilates foi criado por Joseph Pilates com a proposta de conferir controle ao corpo (por isso, o nome inicial “Contrologia”), proporcionando harmonia nos movimentos e liberando o corpo de tensões excessivas desnecessárias e, também, como um método de condicionamento físico.
Desde a sua criação, o método Pilates foi voltado para desenvolver a força, mas pensando em propiciar aumento de resistência, vigor físico e aumento da capacidade cardiorrespiratória.
Assim, como é possível ouvir falar que quem pratica Pilates precisa fazer exercício aeróbio para complementar.
O método Pilates é completo, é rico em opções (possui ampla diversidade), pode ser feito todos os dias e desde que o aluno tenha passado pela fase de exercícios básicos, na qual ganha força muscular e controle em locais necessários à execução dos exercícios mais vigorosos e ritmados, há trabalho aeróbio, sim, durante as aulas!
Esse princípio é o princípio da fluidez, em que os exercícios são feitos com ritmo, o aluno já está preparado, já fez a preparação, o reforço inicial. Dessa forma, os exercícios são feitos sequencialmente, estando focado, presente, sem tempo para conversa ou distrações.
Nas fotos estão presentes alguns exercícios que são feitos após um tempo de prática de Pilates, exigem força, resistência e são feitos com um dispêndio maior de energia, esforço cardiovascular e, desse modo, refletem tanto no gasto calórico como no bem-estar pós-aula do aluno.
Você tem alguma dúvida se realizando esses exercícios, um após o outro, estaria realizando exercícios com trabalho aeróbio associado?
Fica a dica. Se você não faz Pilates assim, de acordo com o que o criador do método idealizou, está perdendo de fazer o método em toda sua integralidade, além de estar perdendo o componente aeróbio do método.
Aqui no Estúdio Vida Pilates as aulas são desenvolvidas obedecendo os princípios do método Pilates, são aulas dinâmicas e você se sente motivado a voltar para a próxima!
Pilates é um método incrível, não é mesmo?!
Vem para o Estúdio Vida Pilates!
LAUREN OLIVEIRA
Fisioterapeuta e instrutora de Pilates
Mestre em Fisiologia- UFRGS
Especialista em Cinesiologia/ Ciências do Movimento Humano- UFRGS
Venha para o Estúdio Vida Pilates e faça Pilates com qualidade!
AGENDE JÁ SUA AULA EXPERIMENTAL CORTESIA:
3333 7780
GOSTOU DO CONTEÚDO?
QUER TORNAR-SE UM INSTRUTOR DE PILATES BEM PREPARADO PARA O MERCADO?
INFORMAÇÕES CURSOS PILATES:
vidapilates@gmail.com ou pela caixa de mensagem do site.
Nenhum comentário