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Pilates na prevenção de lesão esportiva: corrida

----Pilates previne lesões nos pés dos corredores---
corredor pinterest

Pilates na prevenção de lesão esportiva: corrida

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O método Pilates é bastante conhecido pelo seu potencial de reforçar e alinhar o corpo de modo a evitar lesões na coluna.

Realmente. O Pilates é indicado cada vez mais para o tratamento de coluna, por ter um efeito estabilizador, eficaz na redução de dores.

Mas restringir o poder de tratamento dos exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates somente ao tratamento das questões de coluna é como dizer que um dentista só trata cáries, que a fisioterapia só serve para tratar a coluna, etc.  É negar o vasto potencial que existe embutido em um método rico de exercícios.

Pilates é muito mais que tratar a coluna ou trabalhar alongamento, como ainda muitos pensam.

Pilates pode ser um ótimo, um incrível meio de prevenir lesões em atletas, por exemplo.

Hoje vamos falar sobre o pilates beneficiando a corrida e prevenindo lesões nesse esporte que está em franco crescimento no nosso país; basta observar praças, parques e ruas e agências de viagens para maratonistas para percerber isso…

runner

 

(Imagem: Pixabay)

Os exercícios do Pilates reforçam o Power House (e sim beneficiam muito os músculos que envolvem a coluna! claro…) e também estabilizam as articulações tais como quadril, joelhos, tornozelos e pés, que são as mais utilizadas pelos corredores.

Atualmente, todos nós temos, alguns mais e outros menos, mais conforto e mais sedentarismo presente na rotina diária, em razão da vida estar mais rica em opções tecnológicas e que diminuem a necessidade de trabalho e esforço.

Em razão disso, muitas vezes, pela falta de necessidade de subir escadas (afinal existem escadas rolantes, elevadores), caminhar ( pois há carro, transporte público, Uber, Cabify, táxi e o que mais vier… salve a bicicleta! que no meio dos meios de transporte exercita a musculatura do corpo todo e o coração!) e outras tarefas que fazíamos e faríamos se não houvessem tantas facilidades no nosso cotidiano, o sedentarismo impera.

O sedentarismo age, por sua vez, reduzindo nossa força muscular, diminuindo nosso controle articular, influenciando no nosso equilíbrio e isso gera um ciclo vicioso que acaba facilitando a instalação de lesões.

Mesmo em quem pratica exercícios/ esporte regularmente, como no caso dos corredores.

Aí você pode pensar “como assim? se a pessoa é atleta, ela pode ter lesões em virtude do sedentarismo?”

Sim. Exatamente isso.

Vamos pensar da seguinte maneira: se caminhamos menos, utilizamos menos os músculos dos pés, não é mesmo?!

Os pés são nossa base e nos dão suporte e atuam de maneira importante sobre o equilíbrio corporal.

Desse modo, nossa base/nossos pés estando desalinhados, nosso corpo fica suscetível a compensações ao longo de seu eixo.

Pensando apenas nos pés, se os pés forem expostos ao ritmo da corrida sem serem submetidos a esforços no dia-a-dia, eles vão partir sempre do repouso, para uma atividade que os exija bastante, sem o devido preparo…

No entanto, no Pilates há uma gama grande de exercícios que trabalham a percepção, a força, a consciência do movimento, movimento com alinhamento, proporcionando equilíbrio articular nos pés e refletindo nas articulações adjacentes. Gera, então equilíbrio. Equilíbrio esse que previne lesões comuns em corredores, como fascite plantar, canelite,  tendinite/tendinose de tendão aquileu, entorses, etc.

Esse post é para exemplificar os benefícios do Pilates para os pés  na corrida especificamente, mas também para a vida (afinal o corpo é mesmo, né! ;)).

 

No próximo post, falaremos no equilíbrio sobre as articulações dos joelhos e quadril.

 

(Imagem em destaque: Pinterest)

 

LAUREN OLIVEIRA

Fisioterapeuta

Especialista em Cinesiologia/Ciências do Movimento Humano-UFRGS

Mestre em Fisiologia-UFRGS

 

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