Estúdio Vida Pilates
Questões, sugestões, elogios e reclamações? Fale Conosco:

Pilates no tratamento e na prevenção da artrose

Pilates melhora a qualidade de vida e previne a artrose
paciente-com-artrose-cronica-8

Pilates no tratamento e na prevenção da artrose

0 Flares 0 Flares ×

A partir do momento que nascemos, envelhecemos dia após dia. Isso é fato.

Com a evolução dos estudos na área da ciência, da saúde e da tecnologia, a expectativa de vida aumentou e, desse modo, ao envelhecer, nossas cartilagens articulares vão passando por um processo de desgaste natural.

No entanto, é possível prevenir esse processo degenerativo das cartilagens?

Ou, se a artrose já está instalada já houve o desgaste na(s) articulação(ões), é possível reverter o quadro?

Como o Pilates pode me auxiliar nesses casos?

É sobre essas questões que vamos falar hoje.

Todo mundo já olhou um velhinho bem encurvado (cifótico), bem desalinhado na rua e pensou (ou até comentou com alguém): “eu não quero ficar assim quando eu ficar velho!”

Então,  vamos lá!

 

⇒ É possível PREVENIR esse processo degenerativo das cartilagens?

O Pilates é um método de exercícios que trabalham essencialmente o reforço muscular global, reequilíbrio de forças articulares e a postura (aí entra o famoso Power House ou casa de força em que o centro do corpo é fortalecido…).

Ao tornar o corpo mais forte de modo global, todas as articulações ficam mais estáveis com menor tendência a oscilações e desalinhamentos que causem lesões.

Quer um exemplo?

Existem pessoas que por sedentarismo e fraqueza muscular, vão desenvolvendo uma falta de controle, percepção das articulações dos pés e tornozelos que resultam em entorses de tornoelos repetidos causando lesões por repetição, desgastando precocemente as articulações dos tornozelos e/ou pés e assim iniciando uma artrose precoce e, no futuro, uma artrose severa.

Esse é um exemplo apenas… e um exemplo que mostra as oscilações em um modo “zoom”, que podem ser vistas a olho nu.

Mas essas oscilações, desequilíbrios podem acontecer ao longo de todo o corpo, gerando compensações e vícios posturais nocivos.

Assim sendo, a melhor forma de prevenção para a artrose é o método Pilates, que além de reforçar o corpo todo também é seguro e bastante eficaz.

 

⇒ É possível REVERTER a artrose?

Dessa forma, se o desgaste articular já existe, os exercícios de Pilates vão proporcionar reforço muscular global e assim vai reorganizando as forças que agem sobre a(s) articulação(ões) afetada(s), aumentando a lubrificação da articulação, proporcionando melhora da mobilidade articular, refletindo na melhora da disposição, diminuição da dor, etc. Apenas esses motivos já trariam melhora da qualidade de vida, tornando ainda mais atrativo o hábito de praticar Pilates.

Associando-se a isso tudo o fato de aula de Pilates ser individualizada e prazerosa (aqui no Estúdio Vida Pilates, com certeza!), então, seja como prevenção ou como tratamento, essa prática envolve e muda a vida de mais e mais pessoas.

Tanto que virou uma febre no Brasil e no mundo.

A artrose não pode ser revertida, no entanto há uma ótima notícia: o Pilates reforça e estabiliza a articulação de modo a diminuir sensivelmente a dor, muitas vezes eliminando-a! Assim, evitando o processo de desgaste prevenindo desgastes futuros gerados por fraqueza muscular e consequente instabilidade nas articulações.

 

Lauren Oliveira

Fisioterapeuta

Especialista em Cinesiologia/ Ciências do Movimento Humano-UFRGS

Mestre em Fisiologia-UFRGS

 

QUER SABER MAIS SOBRE PILATES?

AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL:

3333 7780

contato@vidapilates.com.br

vidapilates@gmail.com

 

 

 

Imagem: artrose.chacalat

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>TEMOS UM JEITO ÚNICO DE ATENDER<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

 

 

QUER SER UM INSTRUTOR DE PILATES ?

QUER ATUALIZAR-SE COM CONTEÚDO DE QUALIDADE?

ENTRE EM CONTATO PELO EMAIL: 

contato@vidapilates.com.br

vidapilates@gmail.com

 

 

 

ABOUT AUTHOR

Nenhum comentário

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×