A lordose é uma curvatura normal na coluna vertebral humana, que é encontrada nas regiões cervical e lombar, sendo denominadas, respectivamente, lordose cervical e lordose lombar.
No entanto, o aumento dessa curvatura provoca um aumento na pressão sobre os discos intervertebrais e comumente gera quadros de dor e compensação de forças nas regiões adjacentes.
A hiperlordose é mais conhecida na região lombar, sendo uma alteração comum nas mulheres grávidas.
Os casos de hiperlordose lombar frequentemente apresentam uma anteversão da pelve, ou seja, uma inclinação anterior da pelve e pouca flexibilidade/mobilidade na região lombar e, ainda, fraqueza muscular abdominal.
Além disso, em razão da fraqueza muscular e maior pressão nas articulações da região lombar e circunjacências, a pessoa com hiperlordose lombar apresenta, com frequência, dor após longo período sentada ou em pé, podem também apresentar desconforto/dor após muitas horas na posição deitado.
Diagnóstico da hiperlordose lombar:
– consulta ao médico (geralmente pediatra/ortopedista);
– exame raio X.
–> Lembrando que quanto mais precocemente for identificada a alteração postural, melhor o prognóstico, mais fácil e rápido o tratamento. Desse modo, torna-se muito importante consultar um médico especialista durante a infância e a adolescência.
Tratamento:
– analgesia (quando apresenta lombalgia/lombociatalgia);
– fisioterapia/ RPG (para alívio da dor e melhora da postura);
– analgésicos e antiinflamatórios (diminuição da inflamação);
– Pilates (ótimo aliado para estimular uma postura harmônica!)
Pilates para a hiperlordose lombar:
O Pilates é um método que tem como pilar central o fortalecimento da região central, incluindo músculos abdominais profundos, os quais são importantes estabilizadores da coluna vertebral.
Como nos casos de hiperlordose lombar, há fraqueza abdominal, buscar o reforço de abdômen em exercícios de Pilates é uma escolha acertada e eficiente para atenuar a acentuação da lordose dessa região, bem como desconfortos originados pelo estresse muscular e articular originados nessa postura.
Benefícios do Pilates:
– aumento da força muscular abdominal;
– melhora do tônus na musulatura postural (que envolve a coluna)
– diminuição da tensão muscular ao longo da postura;
– equilíbrio articular na região lombar;
– melhora sobre a mobilidade e funcionalidade lombar;
– aumento no tônus de glúteos e músculos do assoalho pélvico.
Veja abaixo alguns exercícios de Pilates.
Venha praticar pilates no Estúdio Vida Pilates.
AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA:
3333 7780
contato@estudiovidapilates.com.br
Foto por Wikipedia/ By CarpalTunnelEx – http://www.carpaltunnel-cure.com, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14165238)
Nenhum comentário