Estúdio Vida Pilates
Questões, sugestões, elogios e reclamações? Fale Conosco:

Pilates como tratamento para artrose de quadril

Veja os benefícios do Pilates para tratar a artrose de quadril
quadril.hcor.com.br

Pilates como tratamento para artrose de quadril

0 Flares 0 Flares ×

Se você tem sentido dores no quadril e sentindo a diminuição da amplitude dos movimentos dessa articulação, tem mais de 30 anos, é branco (e vive no ocidente…), você pode estar apresentando sinais de artrose de quadril.

A artrose ou osteoartrose de quadril é uma doença crônica e apresenta degradação/ desgaste da cartilagem e neoformação óssea nas superfície e margens da articulação.

Sua incidência é maior e crescente entre povos ocidentais, de população branca e é uma das causas principais de morbidade e imobilidade, especialmente entre os idosos, gerando ônus na economia.

Além disso, o número de casos de artrose de quadril, no Brasil, é maior em mulheres.

 

Quais os sintomas da artrose de quadril?

– Dor localizada no quadril, que aumenta ao caminhar, ao permanecer muito tempo sentado ou ao deitar sobre a articulação;

– Pode apresentar parestesia (sensação desagradável que assume diversas formas: formigamento, dormência, queimação, etc.).

 

Causas da artrose de quadril:

– desgaste associado à idade (acompanha principalmente os casos de sedentarismo);

– traumatismo, em decorrência de um acidente (trauma por acidente de carro, por exemplo);

– doença inflamatória (por desequilíbrio na força dos músculos que recobrem o quadril, surgem pontos de micro lesões e causam inflamação).

 

Tratamento para artrose de quadril:

O primeiro passo é consultar um médico especialista e a partir daí  controlar o processo inflamatório, e com isso, diminuir a dor local na articulação.

A indicação pode ser tratamento conservador (fisioterapia e/ou Pilates) ou cirúrgico (reparação da articulação ou prótese), dependendo do estágio da artrose.

Geralmente, indica-se a fisioterapia e/ou Pilates como tratamento conservador, como forma de estabilizar a articulação, diminuindo o atrito, o impacto das estruturas entre si, através do reforço muscular nas adjacências do quadril, principalmente, melhorando o quadro clínico.

A fisioterapia vai poder lançar mãos de recursos tais como aparelhos e técnicas e exercícios que beneficiem o aumento de amplitude dos movimentos e, então,  melhorando a lubrificação e a  funcionalidade do quadril.

 

Quais os benefícios do Pilates para a artrose de quadril?

O Pilates é uma excelente opção para o tratamento de disfunções, pois trata-se de um método que respeita os limites e é atualmente uma das opções de exercícios em que há maior adesão- as pessoas viciam! :)

Contudo, os exercícios de Pilates para tratamento de artrose de quadril devem ser bem orientados, por profissionais qualificados e atentos aos movimentos, limitações, levando em consideração o quadro clínico apresentado, queixa(s) do indivíduo, idade, grau de comprometimento da articulação em questão.

Dessa forma, o Pilates proporciona, progressivamente, desde a primeira sessão/ aula:

– aumento da força nos músculos da coluna vertebral (=aumenta o surporte, o equilíbrio corporal);

–  equilíbrio articular (reflete em maior controle sobre o próprio corpo);

– flexibilidade (melhora a amplitude e dá sensação de leveza).

 

Apenas esses três benefícios seriam muito bons para você se você tem dor ou desconforto no quadril.

 

Mas os benefícios são inúmeros!

 

VENHA CONFERIR!

 

AGENDE AGORA SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA:

3333 7780

contato@estudiovidapilates.com.br

 

Será um prazer cuidar da sua saúde!

 

 

Imagem: hcor.com.br

 

ABOUT AUTHOR

Nenhum comentário

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×