Estúdio Vida Pilates
Questões, sugestões, elogios e reclamações? Fale Conosco:

Dia do Pilates

joseph-pilates

Dia do Pilates

0 Flares 0 Flares ×

Hoje é o dia de aniversário do mestre e gênio Joseph Hubertus Pilates, criador do método Pilates, que inicialmente foi chamado por ele de Contrologia.

Joseph Pilates nasceu em Mönchengladbach, cidade próxima a Dusseldorf, na Alemanha, em 9 de dezembro de 1883 e faleceu aos 83 anos, em 9 de outubro de 1967.

Joseph Pilates, foi uma criança com muios problemas de saúde: raquitismo, asma, febre reumática.

No entanto, mudou seu destino por ser um autodidata, estudioso e pesquisador de anatomia, fisiologia humana.

Além disso, teve a influência da mãe naturopata e aprendeu sobre medicina oriental.

Desenvolveu um método de consciência corporal e condicionamento físico, a Contrologia, que depois seria chamado de Pilates, em homenagem ao seu criador.

Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.

O método criado por Joseph, inicialmente, tinha exercícios de solo (MatPilates) e após alguns anos foi incrementado com aparelhos rústicos, desenvolvidos por ele próprio.

Com o passar dos anos o método recebeu contribuição tanto na qualidade dos exercícios como na qualidade dos aparelhos, por profissionais da área da saúde e engenharia.

É importante referir que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade. Perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho. Os poucos que tiveram esse privilégio acabaram mais tarde, após a morte de Joseph Pilates, por fundar as suas próprias escolas, chegando alguns a declarar a prática do método original. Mas isto não é verdade, pois não existia um método original específico. Existia sim um método de trabalho próprio, indubitavelmente inimitável, devido Pilates ter sofrido diversificadas influências como o Yoga, as artes marciais e a meditação¹.

 

1Wikipedia

 

Foto: Blog Pilates

 

Quer saber mais sobre  método Pilates?

 

Agende sua aula experimental conosco:

3333 7780

 

 

 

 

ABOUT AUTHOR

Nenhum comentário

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×