Estúdio Vida Pilates
Questões, sugestões, elogios e reclamações? Fale Conosco:

Ventosaterapia

ventosaterapia

Ventosaterapia

0 Flares 0 Flares ×

A grande procura por saber mais a respeito da ventosaterapia no ano de 2016

ocorreu devido ao maior nadador da história, o americano Michael Phelps, ter aparecido em público com as marcas características que o tratamento da ventosa deixa no corpo.

Mas, afinal, o que é a ventosaterapia?

É um dos métodos terapêuticos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mediante o qual uma ventosa é colocada por sucção sobre a superfície da pele.

Este método tem como funções principais esquentar e promover a livre circulação da energia do corpo, diminuir a tensão muscular e aliviar a dor.

O uso de ventosas no Oriente foi desenvolvido com base na acupunctura, a ventosa segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes.

A estagnação do sangue torna-o escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicina Oriental como um dos elementos causadores de doenças.

A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorando sistema circulatório.

Várias ventosas podem ser utilizadas para tratar desordens sobre uma área mais ampla, por exemplo, ao longo de um estiramento muscular ou dispostas em fileiras horizontais e verticais sobre um órgão doente tendo-se o cuidado de não se deixar as ventosas muito próximas umas das outras.

Pode-se utilizar a ventosa para produzir o “efeito massagem”. Esta massagem tem o efeito de remover a pele ressacada pela abertura dos poros e pela transpiração. Mecanicamente, aumenta o fluxo da linfa, reduzindo o edema, mantém a flexibilidade dos músculos, retira as adesões e as fibroses e mobiliza o funcionamento dos órgãos, descongestiona os bloqueios de energia, ativa a circulação e o funcionamento geral do corpo.

Para que serve a ventosaterapia?

A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem.

Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.

As manobras feitas pelo terapeuta são aplicadas com o propósito de produzir efeitos no sistema nervoso, no funcionamento dos órgãos internos, nos músculos (relaxando,aumentando a flexibilidade e retirando adesões e fibrose), na circulação local e geral do sangue e da linfa (reduzindo edemas).

Além disso, esta massagem permite remover a pele ressacada pela abertura dos poros e pela transpiração.

Quais as indicações clínicas para este tratamento?

• Relaxar e combater o estresse, relaxamento físico e mental;

• Aliviar o cansaço;

• Eliminar os nódulos de tensão;

• Aliviar dores musculares, nevralgias, artrites, lombalgia etc;

• Facilitar movimentos articulares;

• Manter a flexibilidade dos músculos e evitar fibrosidades e adesões;

• Aliviar problemas de reumatismo;

• Melhorar a circulação sanguínea (“limpeza” e reequilíbrio do pH sanguíneo);

• Favorecer a respiração da pele, facilitar as trocas gasosas nos tecidos

periféricos;

• Acabar com formigamentos e dormências nos membros superiores e inferiores;

• Mobilizar as secreções dos pulmões.

 

Agende seu horário:

3333 7780

contato@estudiovidapilates.com.br

ABOUT AUTHOR

Nenhum comentário

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×