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PILATES E A PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Saiba como o Pilates pode ser um aliado no combate ao câncer
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PILATES E A PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

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Olá, pessoal!

 

Em razão de o mês de outubro (rosa) ser dedicado à prevenção do câncer de mama e prestar uma homenagem às mulheres vitoriosas que o venceram, vamos começar o post de hoje falando sobre o câncer de mama e alguns dados e, em seguida, falar como o pilates pode ser um aliado na prevenção desse.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, com cerca de 25% dos casos anuais. Só perdendo para o de pele não melanoma, segundo dados do INCA.

Câncer de mama versus idade: 

-aos 35 anos: relativamente raro;

-acima dos 35 anos: incidência cresce progressivamente;

-após 50 anos: número de casos novos cresce especialmente nessa faixa etária.

 

Curiosidades:

-estatísticas indicam aumento no número de casos novos/ano em  países do mundo todo, sendo desenvolvidos ou em desenvolvimento;

-existem vários tipos de câncer de mama;

-a evolução do cânceres de mama podem ser rápidas ou não;

-a maioria dos casos possuem bom prognóstico;

-homens podem desenvolver câncer de mama, mas a incidência é bem menor do que em mulheres.

 

Prevenção:

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função dos muitos fatores ligados ao desenvolvimento do câncer. Além disso, vários desse fatores não são modificáveis.

Contudo, a prevenção está no controle dos fatores de risco e estímulo aos fatores de proteção.

Um estilo de vida saudável aliando a prática de atividades físicas/exercícios regularmente com uma alimentação equilibrada e a mente em harmonia melhoram a saúde como um todo e, portanto, diminuem as chances de desenvolver câncer.

Atualmente, estima-se que através de uma alimentação e exercícios regulares é possível reduzir em 28% a probabilidade de a mulher desenvolver câncer de mama.

De modo geral, são considerados fatores protetivos os seguintes:

– exercícios (venha pilatear!)

– controle do peso

– alimentação equilibrada

– evitar o consumo de bebidas alcoólicas

– amamentação

Quanto à prática de exercícios, o Pilates é uma ótima opção por ser um exercício que propicia uma maior adesão à prática regular, por oferecer aulas desafiadoras, exercícios de agradável execução e uma incrível sensação de bem-estar após as aulas.

Dentre os benefícios do Pilates estão:

-aumento da resistência;

-melhora do equilíbrio;

-ganho progressivo de força muscular global;

-exercita concomitantemente corpo e mente;

-revigora e melhora a autoestima.

 

Vem para o Estúdio Vida Pilates e encontre também:

-ESTÉTICA

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-PSIQUIATRIA

 

Ligue agora e agende seu horário:

3333 7780

 

Forte abraço.

 

Lauren Oliveira

Especialista em Cinesiologia- Ciências do Movimento Humano- UFRGS

Mestre em Fisiologia Humana- UFRGS

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