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Yoga e ansiedade

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Yoga e ansiedade

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Sensação de falta de ar, taquicardia, aperto no peito e agitação. Esses são alguns dos sintomas conhecidos por quem sofre de ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 33% da população mundial padece dessa doença que já é considera por especialistas como um mal dos tempos modernos. Em alguns casos, quando esses sentimentos e sensações são incontroláveis e atrapalham várias áreas da vida, é necessário ajuda médica e psicológica, dependendo do diagnóstico. Mas existe um “remédio”, cada vez mais indicado por médicos e especialistas para auxiliar no controle desses sintomas: o Yoga.

Esse método milenar ajuda a diminuir a ansiedade porque tem grande efeito no sistema nervoso. O foco da prática está justamente no aprendizado de controlar a respiração, o que consequentemente equilibra os batimentos cardíacos e ajuda a tranquilizar a mente. No processo respiratório há uma questão física que é a parte do movimento dos músculos e uma questão bioquímica, que é a oxigenação do sangue dos tecidos. Com a yoga é possível trabalhar e equilibrar as duas partes.

Outro ponto importante na prática do yoga é treinar a atenção plena, trazendo o foco para o momento presente. Atualmente, com a rotina agitada, nós estamos perdendo cada vez mais a conexão com o aqui e agora, não temos mais tempo de olhar para dentro. O comum é nosso corpo estar em um lugar enquanto a mente vagueia em outro (ou outros ao mesmo tempo). Estamos no trabalho e nossa cabeça está em casa; estamos com os filhos e nossos pensamentos no projeto que deixamos no escritório; estamos fazendo uma refeição e nossa atenção está em responder as mensagens do whatsapp. Isso, é claro, gera inquietação e agitação interna, como se estivéssemos sempre incompletos.

O yoga não chega a ser de fato uma terapia, muito menos um sistema de cura. No entanto, como atua em diversos níveis do complexo corpo/mente, proporciona muitos benefícios à saúde física e mental. Por meio dos ásana (posturas), pranayamas (exercícios respiratórios), atenção plena e uma maior consciência corporal é possível reestabelecer nossos níveis de energia e dessa forma diminuir a ansiedade. O treinamento inicia no tapete (Matt) e naturalmente vai se expandindo para outras áreas da vida. De repente você percebe que está mais controlado, mais consciente das suas decisões, mais presente no dia a dia. Entretanto, é importante lembrar que não existe mágica, práticas irregulares e sem constância, como em tudo na vida, acabam não surtindo muito efeito. O seu retorno vem dimensionado na medida de seus esforços.

 

Texto produzido no capricho e com o maior carinho pela nossa dedicada instrutora de yoga Marcela Campanhã!

 

Forte abraço.

 

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