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Postura ao sentar

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Postura ao sentar

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O post de hoje foi escrito a duas mãos: pela nossa fisioterapeuta Franciele Bortolotto, que foi quem sugeriu o tema, e por mim.

Para começar, vamos lançar mão de uma frase do Dr. Dráuzio Varella:

“O corpo humano é uma máquina construída para o movimento. Não fosse assim, para que tantos ossos, músculos e articulações?(…)”

Tendo em vista essa citação e o modo de trabalho moderno, em que a posição usual e constante é a sentada, é necessário pensar sobre e sugerirmos algumas dicas para lidarmos melhor com esse paradoxo imposto à anatomia humana.

 

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POSTURA CORRETA AO SENTAR

Mas afinal de contas, qual a postura certa ao sentar?

Ajustar, inicialmente, a cadeira à pessoa , de forma que os joelhos fiquem no mesmo nível das coxas, com os pés tocando o chão.

Não cruze as pernas. As costas devem ficar em posição ereta e coladas no encosto da cadeira.

Esse encosto deve ser de tal forma, que mantenha a curvatura lombar (na região inferior das costas).

Mesmo que a cadeira seja um primor em ergonomia, a permanência nessa durante muito tempo, gera dores e/ou desconfortos por todo o corpo, em resposta à essa longa exposição à posição sentado.

 

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AS DORES DO SENTADO

As dores surgem em consequência da má postura ao sentar, mas também se deve ao tempo prolongado nessa posição.

Permanecer sentado de forma demorada, por períodos prolongados (dias, meses, anos) causa compressão na coluna, tensão muscular no pescoço e nuca, enrijecimento das articulações,  prejudica a circulação sanguínea, altera a pressão sanguínea na região renal, etc.

Além disso, podem surgir episódios que desencadeiem doenças oesteomusculares.

 

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 CONTRAPOSIÇÃO DO SENTAR PROLONGADO (pequenas ações)

O ideal é exercitar-se diariamente, mas muitos dos trabalhadores alegam que “não têm tempo”.

 

Para compensar isso, vão aqui algumas dicas para diminuir o sedentarismo:

1. Faça minicaminhadas. Caminhe durante os intervalos que tiver ao longo do dia;

2. Suba escadas. É uma ótima dica para driblar os efeitos do sedentarismo;

3. Estacione e ande. Estacione o carro longe do escritório ou  da loja, etc.

4. Caminhe no intervalo da hora do almoço. Você voltará com a mente revigorada;

5. Movimente-se enquanto estiver ao telefone;

6. Dance, pois dançar também é um excelente exercício e diversão;

7. Faça trabalhos domésticos e de jardinagem, como: cortar grama, (…), lavar

o carro, etc.

8. Alongue-se! Ao alongar você estará retirando o excesso de tensão dos músculos!

 

Que as dicas tenham sido úteis!

Até mais! ;)

 

Lauren de Souza Oliveira

 

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